parallax background

Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins


A Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) é uma associação empresarial, criada em 1984, sem fins lucrativos, de direito privado e âmbito nacional, sediada no Porto. Tem como objetivo a promoção da competitividade do cluster do mobiliário e afins, através de um conjunto de ações que procurem estimular o crescimento e o desenvolvimento dos diferentes setores que o integram, bem como a sua divulgação e posicionamento nacional e internacional. A afirmação da relevância da indústria do mobiliário na economia nacional, consolidada ao longo da segunda metade do século XX, e, em particular, na década de 80, motivou a criação de uma entidade que se dedicasse, em exclusivo, à defesa dos legítimos interesses das empresas integrantes deste setor.

No decorrer das últimas décadas, a APIMA aprofundou a sua preponderância enquanto porta-voz e representante deste setor. A Associação desempenhou, e continua a exercer, um papel particularmente relevante na estratégia de promoção internacional da indústria nacional, liderando sucessivos Projetos Conjuntos de Internacionalização. Os últimos anos acentuaram a importância da complementaridade e de uma oferta integrada no plano internacional. Neste sentido, a APIMA tem vindo a alargar o seu espetro de atuação, representando, hoje, um conjunto de setores e de atividades complementares ao mobiliário, permitindo uma promoção conjunta da Fileira Casa Portuguesa. É uma entidade reconhecida pelas entidades públicas e privadas, a nível nacional e internacional, com particular destaque para a capacidade impulsionadora da competitividade e da relevância internacional das empresas do cluster. A APIMA integra, a nível mundial, duas importantes redes setoriais, a European Furniture Manufacturers Federation (UEA) e a World Furniture Confederation (WFC).

Missão

Representar as empresas do Cluster do Mobiliário e da Fileira Casa e promover o desenvolvimento de condições que aumentem a sua competitividade.

Visão

Afirmar o Cluster do Mobiliário e a Fileira Casa Portuguesa como referências internacionais no Home Life Style.

Valores

Paixão, Profissionalismo, União, Rigor, Transparência, Disponibilidade e Orientação para a Solução.

EQUIPA APIMA

INTERFURNITURE

A APIMA desenvolve anualmente projectos conjuntos de internacionalização vocacionados para o sector de mobiliário e indústrias relacionadas. Estes projectos abrangem um conjunto de acções em mercados estratégicos e estão inseridos na campanha de promoção internacional do sector, criada pela APIMA em finais de 2008, intitulada INTERFURNITURE, com a assinatura “Portugal, a name to remember”. Projectar e afirmar Portugal além-fronteiras enquanto produtor de excelência é a meta do INTERFURNITURE. Entre outras iniciativas, destaque para as participações nas principais feiras profissionais do sector e a realização de missões empresariais. Os projectos conjuntos de internacionalização da APIMA contam com o apoio do Quadro de Referência Estratégico Nacional QREN.


INTERFUNITURE | →

Serviços


  • Organização de sessões de esclarecimento, seminários e congressos sobre temas relevantes para o cluster.

  • Dinamização e apoio à estratégia de posicionamento internacional e de penetração em novos mercados.

  • Organização de participações coletivas em eventos internacionais.

  • Elaboração de estudos e documentos informativos sobre os mercados internacionais.

  • Representação setorial nas negociações de contrato coletivo de trabalho.

  • Celebração de parcerias estratégicas que se traduzam em vantagens e benefícios para as empresas associadas.

  • Dinamização de bolsa de oportunidades em áreas como o emprego e a oferta comercial.

  • Elaboração de informação empresarial jurídica, fiscal e económica.

  • Apoio burocrático na simplificação e na agilização das ferramentas e processos públicos.

PROTOCOLOS

RELATÓRIOS & CONTAS


EnglishFrenchPortugueseSpanish