Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins
A Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) é uma associação empresarial, criada em 1984, sem fins lucrativos, de direito privado e âmbito nacional, sediada no Porto. Tem como objetivo a promoção da competitividade do cluster do mobiliário e afins, através de um conjunto de ações que procurem estimular o crescimento e o desenvolvimento dos diferentes setores que o integram, bem como a sua divulgação nacional e internacional. A afirmação da relevância da indústria do mobiliário na economia nacional, consolidada ao longo da segunda metade do século XX, motivou a criação de uma entidade que se dedicasse, em exclusivo, à defesa dos legítimos interesses das empresas integrantes deste setor.
No decorrer das últimas décadas, a APIMA aprofundou a sua preponderância enquanto porta-voz e representante deste setor. A Associação continua a exercer um papel particularmente relevante na estratégia de promoção mundial, liderando sucessivos Projetos Conjuntos de Internacionalização. Os últimos anos acentuaram a importância da complementaridade e de uma oferta integrada no plano internacional. Neste sentido, a APIMA tem vindo a alargar o seu espetro de atuação, representando, hoje, vários setores e atividades complementares ao mobiliário, permitindo uma promoção conjunta da Fileira Casa Portuguesa. A APIMA integra, a nível mundial, duas importantes redes setoriais, a European Furniture Manufacturers Federation (UEA) e a World Furniture Confederation (WFC).

Missão Representar as empresas do Cluster do Mobiliário e da Fileira Casa e promover o desenvolvimento de condições que aumentem a sua competitividade.
Visão
Afirmar o Cluster do Mobiliário e a Fileira Casa Portuguesa como referências internacionais no Home Life Style.Valores
Paixão, Profissionalismo, União, Rigor, Transparência, Disponibilidade e Orientação para a Solução.ÓRGÃOS SOCIAIS APIMA
Eleitos para o Triénio
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente - Albano Jorge Moreia da Silva
Secretário – Paulo Manuel da Silva Antunes
Secretário – Rui Alberto Silva Barbosa
DIREÇÃO
Presidente - António Joaquim Espinheira Carneiro
Vice-Presidente – Jorge Guilherme Damaceno Antunes
Vice-Presidente – Ricardo Manuel Meireles PachecoVice-Presidente – Albino Lobo Rodrigues
Vice-Presidente – Nuno Augusto Castro Portugal
Vice-Presidente – Nuno Augusto Castro Portugal
CONSELHO FISCAL
Presidente – Luis Manuel Moura Esteves
Vogal – José Luis Campos Reis
Vogal – Maria Albertina Monteiro Lima Albuquerque
EQUIPA APIMA
GUALTER MORGADO
GESTOR DO PROJECTO
gualter.morgado@apima.ptANA BARROS
MARKETING
ana.barros@apima.ptMIGUEL PEREIRA
INTERNACIONALIZAÇÃO
miguel.pereira@apima.ptLUÍS ALMEIDA
FINANCEIRO
luis.almeida@apima.ptANABELA BARRIAS
ADMINISTRATIVA
anabela.barrias@apima.ptISABEL ALMEIDA
ADMINISTRATIVA
isabel.almeida@apima.ptINTERFURNITURE
A APIMA desenvolve anualmente projectos conjuntos de internacionalização vocacionados para o sector de mobiliário e indústrias relacionadas. Estes projectos abrangem um conjunto de acções em mercados estratégicos e estão inseridos na campanha de promoção internacional do sector, criada pela APIMA em finais de 2008, intitulada INTERFURNITURE, com a assinatura “Portugal, a name to remember”. Projectar e afirmar Portugal além-fronteiras enquanto produtor de excelência é a meta do INTERFURNITURE. Entre outras iniciativas, destaque para as participações nas principais feiras profissionais do sector e a realização de missões empresariais. Os projectos conjuntos de internacionalização da APIMA contam com o apoio do Quadro de Referência Estratégico Nacional QREN.

SERVIÇOS
Organização de sessões de esclarecimento, seminários e congressos sobre temas relevantes para o cluster.
Dinamização e apoio à estratégia de posicionamento internacional e de penetração em novos mercados.
Organização de participações coletivas em eventos internacionais.
Elaboração de estudos e documentos informativos sobre os mercados internacionais.
Representação setorial nas negociações de contrato coletivo de trabalho.
Celebração de parcerias estratégicas que se traduzam em vantagens e benefícios para as empresas associadas.
Dinamização de bolsa de oportunidades em áreas como o emprego e a oferta comercial.
Elaboração de informação empresarial jurídica, fiscal e económica.
Apoio burocrático na simplificação e na agilização das ferramentas e processos públicos.
PROTOCOLOS

EASYFAIRS
Easyfairs organiza más de 200 eventos en 19 países (Alemania, Argelia, Austria, Bélgica, China, Dinamarca, Emiratos Árabes, España, Estados Unidos, Finlandia, Francia, Noruega, Países Bajos, Portugal, Reino Unido, Rusia, Singapur, Suecia y Suiza). Además, a través de Artexis, se gestionan 11 recintos feriales en las regiones del Benelux y los países nórdicos (Gante, Amberes, dos en Namur, Malinas, Mons, Hardenberg, Gorinchem, Venray, Estocolmo y Malmö).
LAWROPE
O Agrupamento Europeu de Advogados Lawrope é uma organização multinacional com 25 anos de experiência em prestação de serviços e consultoria jurídica, fiscal e assessoria na aquisição, fusão ou reestruturação de empresas. Para além disso, fornece igualmente apoio à internacionalização de empresas portuguesas, procurando criar oportunidades de negócios e de comercialização dos seus produtos.
INOVDESIGN
ENQUADRAMENTO GERAL O Projeto “INOVDESIGN”, promovido pela Fundação de Serralves, tem como objetivo a sensibilização e capacitação das Pequenas e Médias empresas da Região Norte de Portugal para a adoção de modelos inovadores de desenvolvimento e design de produtos e bens. Através de várias iniciativas entre as quais workshops, seminários, prémios e publicações pretende-se realçar a importância do design na economia, e do valor acrescentado da sua inserção nas cadeias de produção das empresas, assente em fatores de diferenciação como o marketing, as marcas e os modelos de negócios inovadores. Deste modo, a Fundação de Serralves desenvolve um conjunto de iniciativas agrupadas em três áreas de ação: Criar, Capacitar e Informar.
INSIDVIEW
- A INSIDEVIEW é uma empresa com atividade em Portugal e no Brasil, na área da produção de Visitas Virtuais 360º, uma poderosa ferramenta de marketing digital que utiliza a tecnologia Street View da Google Maps, destacando-se a experiência sensorial que provoca e a imagem de alta qualidade. Com um portfólio de 350 projetos, a INSIDEVIEW cria Visitas Virtuais 360º que integra no perfil das empresas na Google, o que permite descobrir e conhecer melhor qualquer empresa/negócio de forma dinâmica e intuitiva. Estas experiências virtuais envolventes fomentam uma maior confiança de potenciais clientes, para qualquer espaço comercial, empresarial, ou público. VANTAGENS: Esta ferramenta permite otimizar o perfil do negócio de qualquer empresa na Google. O Virtual Tour em 360º pode ser adicionado ao site e página de Facebook da empresa, possibilitando assim, um maior potencial de visibilidade para qualquer negocio. Este é sem dúvida um serviço que permite um maior envolvimento e confiança com os clientes: as sensações de percorrer virtualmente o seu espaço aumentam a curiosidade de o visitar pessoalmente. Os negócios ganham um maior destaque e visibilidade na rede de pesquisa GOOGLE e GOOGLE MAPS. Trata-se de um investimento vitalício, sem custos mensais ou anuais, e que permite um maior destaque para quem usufrui desta ferramenta.
MDS
A MDS é um grupo multinacional que atua na área da corretagem de seguro e resseguro e consultoria de risco. É líder de mercado em Portugal, top 4 no Brasil e está presente também em Angola e Espanha. Através da Brokerslink, uma das maiores organizações globais de corretagem e serviços de consultoria de risco fundada pela MDS em 2004 e sedeada em Zurique, está presente em mais de 95 países, com cerca de 400 escritórios e totalizando cerca de 10.000 profissionais da área dos seguros. A MDS está em condições de fornecer um serviço de elevada qualidade, porque: . possui uma estrutura de recursos dedicados à parceria, com experiência no mercado e conhecimento especializado; . apresenta competitividade nas suas soluções de seguros, desenhadas à medida de cada cliente, com condições, garantias e capitais muito vantajosos; . mantém relações com todos os seguradores de mercado, estando constantemente à procura da solução que melhor serve os interesses dos seus clientes. . tem presença internacional, diretamente ou através da Brokerslink - empresa global de corretagem, que gere uma rede de brokers presentes em cerca de 95 países - o que lhe permite responder às necessidades das empresas multinacionais, que procuram uma gestão global e integrada do seus programas de seguros. Serviços MDS Saúde e Vida | Riscos Corporativos: Patrimoniais e Perdas de Exploração, RC e Linhas Financeiras, Crédito e Caução | Frotas | Cyber Security | Fusões e Aquisições | Gestão de Sinistros | Programas Internacionais | Benefícios Empresariais | Programas de Afinidade
PROEF RENOVAVEIS
Proef Renováveis é uma empresa especializada em serviços e soluções para sistemas energéticos. Disponibiliza aos seus clientes soluções chave-na-mão, que lhes permitem reduzir os seus consumos energéticos. A PROEF presta serviços personalizados de execução de estudos económicos e de viabilidade financeira, de instalação e manutenção, consultoria e desenvolvimento de soluções de poupança energética, através da instalação de unidades de produção de auto-consumo (“UPAC”).
RRA
“A RRA Consultores é uma empresa de formação e consultoria fundada em 1997. Ao longo de quase duas décadas temos apoiado centenas de empresas e organizações, tornando-as mais competitivas através do aumento da sua eficiência interna, da racionalização de consumos, da formação dos seus colaboradores, do impulso àinovação e do apoio à internacionalização e conquista de novos mercados”. A RRA é uma empresa privada de prestação de serviços de consultadoria e formação certificada pela DGERT e atualmente mandatada pela ANE – Associação Nacional das Empresárias e pela APE – Associação Portuguesa de Empreendedores para recrutar empresas e celebrar parceiras que contribuam para o bom desenvolvimento dos projetos: Dinamizar e MOVE (financiados pelo Portugal 2020 e pelo Fundo Social Europeu).
THE CHOICE
– service awareness - uma metodologia de gestão inovadora que num curto espaço de tempo, trabalha com pequenos grupos dentro da estrutura da empresa, identifica os pontos críticos operacionais, corrigindo-os a partir de uma nova atitude individual e respetiva responsabilidade. Em resumo: - retifica o processo - substitui a tradicional frase – “isso não é comigo” – por – “o que é que eu posso fazer melhor”.
PORTUGAL VENTURES
Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) e a Portugal Ventures – Sociedade de Capital de Risco, S.A., celebraram uma parceria “Rede de parceiros +Inovação + Indústria” A Portugal Ventures, no âmbito da sua atividade de investimento e com o objetivo de corresponder aos desafios da indústria nacional, pretende dinamizar o espírito empreendedor existente nos setores mais tradicionais da economia nacional, por forma a aumentar a capacidade de inovação empresarial, possibilitar a sua rápida progressão nas cadeias de valor e incentivar a cooperação com o Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN). O novo Programa +Inovação +Indústria apoia a criação de novas empresas, constituídas por quadros técnicos empresariais e investigadores do SCTN, que tenham a ambição de vir a desenvolver, produzir e comercializar, nos mercados globais, novos equipamentos, produtos e serviços inseridos nas cadeias de valor da indústria nacional e com clientes com potencial interesse demonstrado. O deal flow, em quantidade e qualidade, é fator decisivo para a seletividade e qualificação do investimento. Objetivo da parceria Agilizar e sistematizar os processos de deal flow, promovendo o acesso a investimento de capital de risco, em fase de seed e early stage, de projetos inovadores dirigidos aos setores mais tradicionais da indústria portuguesa. Incentivar o acompanhamento dos projetos investidos no âmbito do Programa +Inovação +Indústria, por forma a maximizar a criação de valor.
MGEN
A Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) e a MGEN - Mutuelle Générale de l´Éducation Nationale celebraram um Protocolo de cooperação. A Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins estabelece com a MGEN um Seguro de Saúde que será posto à disposição de todos os Associados da Apima e pode-se concretizar em três alternativas de Plano de Saúde, cada um com o seu âmbito de cobertura próprio. 1º O Plano de Saúde da Apima, destina-se a ser subscrito exclusivamente pelos Associados da APIMA, Serão os Associados da APIMA que procederão ao pagamento de cada contrato subscrito. 2º É concedido aos elementos do agregado familiar dos colaboradores dos Associados da APIMA o direito de adesão a um dos planos do Protocolo. 3º Todos os colaboradores efetivos da APIMA, bem como os respetivos agregados familiares, são, para efeitos deste Seguro, equiparados aos Associados. A MGEM, está presente em Portugal desde 2009 através da Europamut, a MGEN é uma das principais mútuas de saúde da Europa. Líder em França, assegura atualmente a proteção à saúde a mais 3,5 milhões de pessoas. Nomeadamente, profissionais das áreas da Educação nacional; Associativismo; Investigação; Cultura; Juventude e Desporto. Os planos de saúde disponibilizados pela MGEN são verdadeiramente inovadores porque não excluem qualquer situação de doença grave ou pré-existente, não exigem questionário médico (ou declaração de saúde) e não condicionam a adesão / permanência a qualquer limite de idade. Só uma proteção mutualista, sem resolução unilateral do contrato e baseada em valores socialmente relevantes, como a solidariedade e a não-descriminação, pode ser considerada uma efetiva proteção. O Seguro de Saúde da APIMA estabelecido com a MGEN é composto pelas diferentes opções de adesão, denominadas Planos de Saúde, cujas características constam dos Anexos I, II e III.
PRIMAVERA
PRIMAVERA assegura às empresas associadas da APIMA, mediante apresentação do respetivo comprovativo, na aquisição de Software de Gestão PRIMAVERA, um desconto de 15% (quinze por cento) relativamente ao respetivo preço de venda ao público. Este desconto só é válido para aquisição de produtos novos adquiridos a um Parceiro PRIMAVERA e não é acumulativo com outros descontos em vigor. Os Continuity Agreement e as licenças adicionais não são abrangidos por estas condições. Estão excluídos deste desconto os serviços de implementação associados às soluções adquiridas ao abrigo desta cláusula. A PRIMAVERA compromete-se a assegurar através dos meios ao seu dispor que os clientes alvo da oferta objeto deste acordo serão servidos com elevados critérios de qualidade A Empresa A PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A. é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de gestão e plataformas para integração de processos empresariais. Com uma equipa experiente e altamente qualificada de 220 colaboradores, a PRIMAVERA BSS está presente em Portugal, Espanha, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Quénia. A PRIMAVERA BSS posiciona-se como um parceiro e fornecedor de excelência de soluções tecnológicas que visam ajudar os actuais 40 mil clientes a gerir os seus negócios.
VIDA ECONÓMICA
A Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) e o Grupo Editorial Vida Económica celebraram um protocolo de cooperação que se consubstanciará essencialmente no desenvolvimento em parceria de algumas iniciativas e no estabelecimento de um canal fluido e oportuno de informação, simultaneamente potenciadores do conteúdo das edições do Grupo VE e da divulgação das atividades da APIMA e dos interesses que esta defende. Vida Económica Editorial SA, enquanto instituição que assume como seu enfoque estratégico a abordagem, tratamento e divulgação sistematizadas das questões ligadas à competitividade do tecido empresarial português e em particular das PME’s.
ESTGF
A Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras (ESTGF.IPP) celebraram um protocolo de cooperação. Tendo a APIMA como missão representar as empresas do setor e promover o desenvolvimento de condições que aumentem a sua competitividade, a ESTGF.IPP, enquanto instituição do ensino superior público, tem como missão ser um elemento fundamental e catalisador do desenvolvimento e bem estar social da comunidade através da formação superior de cidadãos de elevada competência profissional. A ESTGF.IPP reconhece a APIMA como sendo um parceiro estratégico para o desenvolvimento da sua missão, oferecendo um curso de licenciatura em “Tecnologias da Madeira”, cuja aproximação ao mercado é pretendida e, à realidade empresarial relativa à indústria da madeira. O presente Protocolo visa estabelecer as condições de colaboração entre a ESTGF.IPP e a APIMA, que promovam a concretização das respetivas missões institucionais, pela via da qualificação dos recursos humanos, do estímulo às atividades de I&DI e de mecanismos que permitam a transferência de tecnologia, com vista a uma melhoria das habilitações técnicas, profissionais e escolares dos ativos da região de influência da ESTGF.IPP.
GLASSDRIVE
A GLASSDRIVE assegura a todos os associados e colaboradores da APIMA condições preferenciais nos serviços por si disponibilizados através da rede. Estas condições são extensíveis aos seus colaboradores e familiares directos, como pais e filhos. As condições preferenciais consistem na concessão de um desconto correspondente a 15%, na substituição e reparação de vidro, sobre o preço praticado ao público, e sempre que o serviço realizado consista na substituição/montagem de um para-brisas o colaborador ou associado terá direito ao produto AQUACONTROL gratuitamente (produto exclusivo Saint-Gobain, que quando aplicado nos vidros da viatura reduz drasticamente o uso das escovas de limpa-vidros, aumentando a segurança e o conforto do condutor). É também concedido um desconto de 10% na rede Glassdomus (Produto exclusivo Saint-Gobain, destinado a substituir vidros de montras, janelas e portas de edifícios). A Empresa A Glassdrive é a maior rede nacional de substituição e reparação de vidro em todo o tipo de viaturas, com130 centros distribuídos de Norte a Sul de Portugal e Ilhas. Líder de mercado e com uma forte filosofia de apoio ao cliente, a Glassdrive é uma marca do Grupo SAINT-GOBAIN que conta com profissionais formados e experientes e utiliza produtos de elevada qualidade na realização dos seus serviços. As nossas principais preocupações residem na segurança, fiabilidade, assistência e qualidade superior, com o objectivo de prestar o melhor serviço na resolução de problemas com o vidro automóvel. Quer o vidro esteja danificado ou partido, temos sempre a solução à medida. Glassdrive – Especialistas em Vidro Automóvel.
ON TO FOUR
Os associados da APIMA beneficiam de 15% de desconto em todos os serviços fornecidos pela One To Four de: COMUNICAÇÃO (marcas; identidade corporativa; logotipos; catálogos; publicidade; merchandising; campanhas promocionais) DIGITAL (websites; enewsletters; ecards; apresentações multimédia; cdsinteractivos; videos institucionais) A Empresa Nascemos para o design em 2001. Nestes anos, com método e criatividade, com inovação e paixão, conquistámos uma consistente carteira de clientes nas áreas de COMUNICAÇÃO, DIGITAL, STANDS e PRODUTO. A conquista regular de novos projectos e desafios, deve-se não só a uma das melhores relações preço/qualidade do mercado, mas também porque trabalhamos de forma polivalente, desde projectos de necessidades mais simples a projectos mais extensos e complexos. Trabalhamos sempre com o intuito de um resultado objectivo e diferenciador, e para estabelecer relações de parceria duradouras, consistentes e estímulantes. Fomos longe, mas queremos mais, queremos elevar as suas expectativas ao cubo.
FEP
A Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) e a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) celebraram um protocolo de cooperação no âmbito da internacionalização da indústria de mobiliário portuguesa. Tendo por base a campanha de promoção da APIMA, o INTERFURNITURE, o objectivo passa pela afirmação da marca setorial nos mercados externos. Instituição de ensino prestigiada e reconhecida, tanto a nível nacional como internacional, pelas suas competências no domínio das ciências económicas e empresariais, a FEP passa a ser novo reforço para o processo de internacionalização do setor. Parte integrante do plano estratégico da APIMA, o INTERFURNITURE visa essencialmente dar continuidade ao esforço realizado pela associação de, em concertação com a estratégia individual das empresas, possibilitar ao setor de mobiliário penetrar em mercados prioritários, afirmar-se perante a concorrência, desenvolver-se de forma sustentada e, consequentemente, aumentar o seu volume de negócios internacional. Lançada em finais de 2008, o INTERFURNITURE é a mais forte campanha de comunicação externa do setor de sempre, com um investimento acumulado de 11 milhões de euros.
MEDILOGICS
Os associados da APIMA beneficiam de descontos nos diversos serviços de saúde prestados pela Medilogics, sem que para isso estejam vinculados contratualmente com a mesma. Estes descontos são extensíveis aos colaboradores dos associados e respectivos agregados familiares. Vantagens Serviços de Higiene e Segurança Os associados da APIMA beneficiam de descontos nos contratos celebrados com a Medilogics, com a possibilidade acrescida de 15% na segunda anuidade. A Empresa A saúde de uma empresa começa nas pessoas que a constituem. Para tal, a Medilogics enquanto prestadora de serviços na área da Medicina, Higiene e Segurança do Trabalho, procura auxiliar as empresas no aumento do bem-estar dos seus colaboradores, enriquecendo o seu capital humano e aumentando a competitividade. De forma a levar a cabo essa missão, a Medilogics conta com uma equipa de técnicos licenciados e é certificada pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) e pela Direcção Geral de Saúde (DGS).