PROJETOS

Projeto Siac Internacionalização nº 46510

Projeto Conjunto siac Internacionalização da APIMA nº 46510 Portuguese Furniture, apoiado pelo programa de incentivos Portugal 2020.

O presente projeto integra uma estratégia de Promoção Internacional da Fileira Casa, Made in Portugal Naturally, alinhada entre a AICEP e a APIMA, com o apoio institucional das restantes associações da fileira na maior parte das ações a desenvolver.

Tem como objetivo aumentar o reconhecimento internacional do MADE IN PORTUGAL NATURALLY da Fileira Casa, pela sua inovação, design, originalidade e qualidade, através de um plano de ações que permitem concretizar os objetivos estratégicos definidos em parceria com a AICEP e as restantes associações da fileira. Visa estimular a internacionalização e o reconhecimento internacional, reforçar a competitividade das empresas da Fileira Casa a nível internacional, apoiar a primeira abordagem internacional, reafirmando os produtos portugueses e a notoriedade MADE IN PORTUGAL NATURALLY, com o objetivo de aumentar as exportações e diversificar mercados. É um projeto de investimento promovido pela Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), integrado no plano de internacionalização e promoção internacional da associação para a indústria de mobiliário portuguesa e apoiado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização – COMPETE”.

Objetivos - Promover o reconhecimento da Fileira Casa nos mercados Internacionais; - Promover o Made in Portugal em Mercados com um nível de internacionalização marginal, mas onde se verifica um enorme po-tencial; - Dar a conhecer aos principais players Internacionais, especialistas, jornalistas, arquitetos, decoradores, designers, compradores e influencers, a oferta nacional e o MADE IN PORTUGAL, as nossas principais competências e potencialidades; - Desenvolver modelos de cooperação ajustados e fomentar a participação dos diversos atores da Fileira em redes de cooperação para a internacionalização; - Identificar, selecionar e estabelecer parceiras com entidades diversas de relevo no apoio à internacionalização e no acesso aos mercados selecionados; - Estar presente em eventos essenciais para a prospeção, levantamento de informação e reconhecimento dos mercados seleciona-dos, assim como para a promoção da Fileira Casa; - Difundir conhecimento sobre mercados potenciais / minimizar distâncias psicológicas e perceção de riscos; - Dinamizar e diversificar a internacionalização da Fileira; - Promover internacionalmente os produtos com design inovador e qualidade da Fileira Casa; - Aumentar e diversificar a produção de bens transacionáveis pela indústria do mobiliário; - Aumentar o número de notícias e reportagens sobre o setor, marcas, designers e produtos portugueses na imprensa internacional, principalmente na especializada

→ Elegível = 814.559,81€

→ Apoio = 692.375,84€