PROJETOS

Projeto nº 1 do Portugal 2020

Sistema de Incentivos à Internacionalização de PME - Projeto Conjunto da APIMA para 2015/2016 Interfurniture, apoiado pelo programa de incentivos Portugal 2020.

O Interfurniture 2015/2016, ao abrigo do Portugal 2020, é um projeto de investimento promovido pela Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), integrado no plano de internacionalização e promoção internacional da associação para a indústria de mobiliário portuguesa e apoiado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional Temático Fatores de Competitividade – COMPETE.

É composto por um conjunto de ações, feiras Internacionais, às quais as empresas poderão aderir e participar, tendo em vista a divulgação dos seus produtos e serviços. Anualmente, mediante os resultados obtidos e o comportamento dos mercados, são revistas/delineadas as ações, Feiras Internacionais, que visam a divulgação da imagem de Portugal enquanto país produtor competitivo e de elevada qualidade, e posicionar o produto Made In/Made By Portugal ao nível Premium, contando com o apoio do COMPETE e AICEP, através dos seus sistemas de incentivos, dos seus recursos humanos e delegações internacionais. O plano de ações está disponível para consulta no site http://www.interfurniture.pt/site/?id=12055t

Parte integrante do plano estratégico da Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), visa essencialmente dar continuidade ao esforço realizado pela associação, praticamente desde a sua fundação de, em concertação com a estratégia individual das empresas, possibilitar ao sector penetrar em mercados prioritários, afirmar-se perante a concorrência, desenvolver-se de forma sustentada e, consequentemente, aumentar o seu volume de negócios internacional.

Objetivos Estimular e liderar o processo de internacionalização. Promover Portugal com base no posicionamento Qualidade, Design e Inovação (Premium). Promover a cooperação horizontal e vertical entre os intervenientes no projeto. Aumentar o número de empresas exportadoras. Aumentar as vendas internacionais. Evitar a dispersão dos recursos existentes. Concentrar esforços em mercados de proximidade geográfica e cultural e nos principais importadores mundiais e encontrar novos mercados com potencial de crescimento.

→ Custo Total = 9 051 688,05€

→ Elegível = 8.021 113,05€

→ Apoio = 4 111 824,84€