O Conselho de Ministros aprovou, ontem, um conjunto de medidas adicionais que visam apoiar a retoma da economia nacional. Estas incidem, de forma particular, na proteção das empresas que viram a sua faturação reduzida em função da pandemia da Covid-19.
No total, são cerca de 13 mil milhões de euros destinados à economia, com vista à manutenção do emprego e a um maior fundo de maneio para as despesas e investimentos necessários.
Entre as medidas criadas, destacam-se:
- Apoiar.pt – Consiste em subsídios a fundo perdido a micro e pequenas empresas, e terá um montante global de 750 milhões de euros. Destina-se, essencialmente, aos setores mais afetados pela pandemia (comércio, cultura, alojamento e restauração).
- Linha de Crédito para PME e Midcap que atuem nos setores de apoio a eventos.
- Linha de Crédito Indústria Exportadora – Destina-se a empresas industriais com elevada vocação exportadora. Com um montante de 750 milhões de euros, prevê a concessão de crédito garantido pelo Estado, através da conversão de 20% do crédito concedido em subsídio a fundo perdido, em caso de manutenção de postos de trabalho.
Consulte o resumo das medidas aqui. Toda a informação disponível aqui. A APIMA presta todo o apoio necessário para o acesso a estas medidas.