O ano de 2023 ainda não terminou, mas os indicadores de que dispomos não deixam margem para dúvidas. A Fileira Casa terá novo ano recorde de vendas ao exterior, com variações positivas em grande parte dos principais mercados internacionais.
Números que não mascaram, contudo, as dificuldades que o atual ano trouxe para as empresas destes setores, e que se prevê que continuem a afetar a atividade destas em 2024.
Guerra na Europa e no Médio Oriente, instabilidade política na Península Ibérica, inflação generalizada em grande parte do globo. Sem prejuízo de outros fenómenos com impacto na realidade socioeconómica, estes terão sido os mais decisivos para uma notória redução do consumo e consequente retração das encomendas.
Os resultados nacionais dos diversos setores refletem, de forma transversal, este panorama. No caso específico da Fileira Casa, há, contudo, motivos para encarar com otimismo o próximo ano. A aposta em inovação e produtos de elevado valor acrescentado posiciona este cluster numa esfera diferenciada, capaz de resistir de forma mais resiliente às oscilações do mercado. Esta é uma realidade que conhecemos.
No intenso calendário anual de certames, que este ano levou a APIMA a acompanhar as empresas nacionais em países como Alemanha, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos da América, Itália e França, confirmamos a mudança de paradigma. A indústria nacional destes setores é reconhecida com base na qualidade do produto, no know-how e na confiança, e não no fator preço. Esta deve continuar a ser a prioridade de atuação: afirmar o MADE IN PORTUGAL naturally como um selo diferenciador, que transmite qualidade, diferenciação e customização.
No próximo ano, temos novas iniciativas e ações idealizadas para continuar a afirmar a Fileira Casa além-fronteiras. Em parceria com as empresas e demais entidades promotoras, levaremos os produtos nacionais não só aos mercados tradicionais, onde continuamos a ter margem para crescer e ganhar quota de mercado, mas também a geografias emergentes, onde a qualidade e cariz premium são fatores de reconhecimento.
Gualter Morgado, Diretor-Executivo da APIMA