No mês de novembro, as empresas que compõem os diferentes setores da Fileira Casa estarão bem representadas em dois dos principais certames franceses para estas indústrias. Entre os dias 6 e 10, a EquipHotel acolherá 29 empresas portuguesas dedicadas à produção de mobiliário para os setores da hotelaria e restauração. A Espritmeuble decorre de 19 a 22 do mesmo mês, e contará com 13 marcas nacionais a procurarem promover a respetiva oferta junto dos compradores do mercado francês.
França posiciona-se, há vários anos, como o principal destino de exportação das diversas indústrias da Fileira Casa Portuguesa. Em 2021, representou cerca de 34% das vendas ao exterior, com 603 milhões de euros gerados. Valor que deverá ser batido no corrente ano, com um crescimento homólogo de 8% das exportações para esta geografia no período entre janeiro e julho.
Neste quadro, é com naturalidade que os certames realizados em França se afiguram como particularmente atrativos para as empresas portuguesas, cuja qualidade é plenamente reconhecida junto dos profissionais franceses destecluster.
Habitualmente realizada com periocidade bianual, a EquipHotel regressa ao formato presencial após um interregno de quatro anos, face às condicionantes pandémicas. O certame, considerado o mais importante do Mundo para os profissionais dos setores da hotelaria e restauração, estima receber mais de 113 mil visitantes ao longo dos cinco dias do evento. Portugal estará representado por um contingente de 29 empresas, entre estreantes e presenças frequentes nesta feira.
“A EquipHotel é, historicamente, uma Feira muito importante para o ramo de contract, cuja relevância para as empresas de mobiliário e design de interiores portuguesas é cada vez maior, impulsionado pelo boom turístico”, afirma Joaquim Carneiro, Presidente da APIMA (Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins), que lidera a participação nacional em ambos os certames.
Especificamente vocacionada para os prescritores e compradores franceses, a Espritmeuble é uma feira muito apetecível para as marcas com tradição neste mercado. Focadas na qualidade e na inovação, são 13 as marcas nacionais que promovem a sua oferta no salão parisiense.
“A Espritmeuble caracteriza-se pelo ecletismo, incluindo empresas de mobiliário e de interiores para toda a Casa. Esta complementaridade está alinhada com a estratégia de promoção que temos traçado para a Fileira, visando divulgar internacionalmente uma oferta integrada dos diferentes setores deste cluster”, explica Joaquim Carneiro.
Apesar das dificuldades causadas pela inflação, pela disrupção da cadeia logística internacional e pelo conflito na Europa de Leste, o cluster do mobiliário e afins mantém o ritmo de crescimento das exportações. Entre janeiro e julho, gerou 1,2 mil milhões em vendas ao exterior, superando em 9% o valor gerado em igual período do ano passado.